Andorra voltou a ouvir as janeiras em português

Portugueses na Europa Espanha Ver mais

Concluiu-se este domingo a décima sexta edição das Janeiras em Andorra, uma iniciativa do Grupo de Folclore Casa de Portugal.

Os membros do grupo visitaram durante três fins de semana cerca de duas dezenas de espaços comerciais, associações, casas particulares e a grande maioria de Igrejas do Principado assim como a tradicional visita à Catedral de Santa Maria d’Urgell, na cidade espanhola de La Seu d’Urgell, que teve lugar no dia 22 de janeiro.

Além da celebração da missa dominical com cânticos em português, os membros do grupo ofereceram, no final da eucaristia, um breve concerto de Janeiras na presença do Arcebispo e Copríncipe de Andorra, Joan-Enric Vives i Cecília que agradeceu a presença do grupo de folclore português “por se lembrarem cada ano de vir à catedral desejar um bom ano ao seu copríncipe”.

“Depois de dois anos de paragem forçada devido à pandemia, o Grupo de Folclore Casa de Portugal retomou a tradição portuguesa de visitar, no início do ano, os estabelecimentos comerciais, casas particulares, associações e igrejas para desejar um bom ano a todos os que abrem as suas portas à cultura tradicional lusitana”, disse ao BOM DIA, José Luís Carvalho, daquele grupo.

Desde o dia 14, os membros do grupo, trajados a rigor, levaram a tradição e a boa nova, além da Catedral de Santa Maria d’Urgell, às igrejas de Santa Eulália d’Encamp, de Sant Julià de Lòria, de Sant Pere Mártir a Escaldes-Engordany, de Sant Esteve de Andorra la Vella assim como a algumas casas particulares e a estabelecimentos andorranos.

A atividade cultural e de promoção da portugalidade do Grupo de Folclore Casa de Portugal continua semanalmente com os ensaios. No mês de fevereiro, em colaboração com o Ministério de Cultura e Desporto do Principado de Andorra, será inaugurada no hall do Ministério de Cultura, a exposição fotográfica “Integrados”, um trabalho fotográfico realizado pelo Grupo integrando o traje tradicional português no património arquitetónico do Principado de Andorra.

Artigo: bomdia.eu

Fotografia: DR

Últimas Notícias
Conheça o programa dos 106 anos da Batalha de La Lys
3/04/2024
Conselheira das comunidades homenageada na Venezuela
3/04/2024
Associação que promove a língua portuguesa em Munique comemora 30 anos
3/04/2024
Santuário de Fátima na Venezuela e comunidade portuguesa recebem elogios
3/04/2024
Professor português em Manchester explica o “atraso português”
3/04/2024
Canadá: Semana de Portugal vai durar quase dois meses
3/04/2024
Venezuela: tradições portuguesas de Páscoa continuam vivas… mas caras
3/04/2024
Emigrante português lança livro sobre situação política e social em França
3/04/2024