Cafôfo comemorou Dia da Língua no sul de França e encontrou-se com empresários

Portugueses na Europa França Ver mais

Paulo Cafôfo comemorou o Dia Mundial da Língua Portuguesa junto da comunidade no Collège Risso, uma escola primária pública em Nice que disponibiliza ensino de português e onde se encontram alunos originários de 10 países.

“Este caso ilustra a importância e reconhecimento da Língua Portuguesa como um ativo global, neste caso integrado no currículo e para alunos de diversas nacionalidades, incluído portugueses”, declarou Paulo Cafôfo.

O governante esteve em Beausoleil, cidade francesa fronteiriça com o Mónaco, onde voltou a celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, uma organização da Mairie de Beausoleil, a Associação Cultural Franco-portuguesa e o Grupo Folclórico de Beausoleil. “Nesta cidade mais de um terço da população é de origem portuguesa”, destaca o Secretário de Estado das Comunidades.

Na Gala da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa – Sul, Cafôfo abordou a importância do investimento da diáspora e o seu contributo para o desenvolvimento económico e competitividade internacional do nosso país. “Queremos que os empresários da diáspora invistam mais em Portugal e, para tal, o Governo Português tem criado um ambiente propício, mecanismos e iniciativas de incentivo ao investimento”, considerou.

Paulo Cafôfo recordou medidas como o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, “que valoriza as comunidades portuguesas residentes no estrangeiro enquanto ativo estratégico”. Uma iniciativa de apoio aos negócios, oferecendo a possibilidade de obter financiamento a taxas de juro mais favoráveis, assistência na identificação de oportunidades de investimento e ajuda na criação e implementação de projetos e na criação de redes de networking. Além da simplificação dos procedimentos administrativos e redução da burocracia.

O Secretário de Estado fez-se acompanhar do embaixador de Portugal em França e do deputado Paulo Pisco.

Artigo: bomdia.eu

Fotografia: DR

Últimas Notícias
Conheça o programa dos 106 anos da Batalha de La Lys
3/04/2024
Conselheira das comunidades homenageada na Venezuela
3/04/2024
Associação que promove a língua portuguesa em Munique comemora 30 anos
3/04/2024
Santuário de Fátima na Venezuela e comunidade portuguesa recebem elogios
3/04/2024
Professor português em Manchester explica o “atraso português”
3/04/2024
Canadá: Semana de Portugal vai durar quase dois meses
3/04/2024
Venezuela: tradições portuguesas de Páscoa continuam vivas… mas caras
3/04/2024
Emigrante português lança livro sobre situação política e social em França
3/04/2024