Canadá: novo líder da polícia de Durham tem raízes portuguesas

Portugueses Fora da europa Canadá Ver mais

O lusodescendente Peter Moreira, filho de emigrantes açorianos, foi escolhido para liderar a polícia da região de Durham, a este de Toronto, no sul do Ontário, sendo o primeiro de origem portuguesa a liderar uma força policial no Canadá.

De acordo com uma nota à imprensa, o ex-superintendente do polícia de Toronto tomará posse no dia 24 de março, após o atual chefe, Todd Rollauer, entrar no período de reforma.

“Sempre residi nesta região (Durham), é um sonho realizado em ser chefe desta polícia e partilhar a minha experiência e formação nestas funções”, declarou Peter Moreira.

Filho de emigrantes de S. Miguel (Açores), mas nascido no Canadá, o lusodescendente reconheceu a “importância do cargo” que vai desempenhar, esperando assumir este desafio com “humildade e entusiasmo”.

Com mais de três décadas ao serviço da polícia de Toronto, Peter Moreira começou a sua carreira em 1991 como cadete, recebendo formação no Colégio da Polícia do Ontário 1993. Na sua vasta experiência, o lusodescendente comandou várias unidades em Toronto, incluindo a de ‘homicídios’, a ‘Task Force de Gangues e Armas Integradas’ e a ‘Divisão 51’, participando também no plano de ação ‘The Way Forward’.

“Estou especialmente empenhado em trabalhar com todos os elementos da polícia de Durham para garantir que se sintam orgulhosos deste trabalho, sabendo que estão a prestar serviços de segurança à comunidade, a melhor da província e do país”, acrescentou.

A escolha de um novo chefe da polícia foi realizada através de um processo amplo de consulta à comunidade, sendo elaborado um relatório, em que foram identificadas quatros caraterísticas: liderança transformadora e corajosa, inteligência emocional, compromisso com o envolvimento positivo da comunidade e experiência policial profunda e diversa.

Após o processo de consulta, uma comissão de seleção dos vários candidatos, conjuntamente com outras entidades privadas, selecionaram Peter Moreira.

Além da experiência nas forças de segurança, o lusodescendente concluiu recentemente um bacharelado em artes através do programa de honras policiais da Universidade Wilfrid Laurier, devendo receber o diploma em junho deste ano.

Além de residir com a sua família na região de Durham, é também voluntário e treinador de futebol há cerca de 15 anos, sendo ainda um “membro ativo da comunidade portuguesa local”.

A cerimónia de mudança do comando da polícia terá lugar no dia 24 de março, às 10h30 (15h30 de Lisboa), na cidade de Ajax.

A polícia de Durham tem mais de mil agentes e civis, servindo uma vasta região no sul do Ontário, tendo como principais cidades, Ajax, Oshawa e Whitby.

Segundo Dados do recenseamento canadiano de 2021, a região de Durham tinha mais de 696 mil habitantes.

Artigo: bomdia.eu

Fotografia: DR

Últimas Notícias
Fundação da Guarda abre concurso literário às comunidades
6/06/2024
Orquestra europeia atuou na Alemanha com nove portugueses
6/06/2024
Portugueses da Alemanha comemoraram 10 de Junho em Berlim e Düsseldorf
6/06/2024
Portugueses já festejaram o 10 de Junho em Bruxelas
6/06/2024
Europeias: só precisa do Cartão de Cidadão para votar cá fora
6/06/2024
Emigração de portugueses para Itália está a bater recordes
6/06/2024
Paulo Pisco assinala Dia das Comunidades em Paris e Marselha
6/06/2024
Médica portuguesa distinguida por progressos na luta contra o cancro
6/06/2024