Encenação da Via-Sacra regressa às ruas da cidade de Pinhel

Regiões de Portugal Ver mais

As ruas da cidade de Pinhel recebem, na noite de Sexta-Feira Santa, a encenação da “Via-Sacra: 7 Quadros, 7 Vidas”, após uma paragem de dois anos devido à pandemia, foi hoje anunciado pela Câmara Municipal.

Segundo a autarquia de Pinhel, no distrito da Guarda, no dia 15, pelas 21:30, “a cidade de Pinhel vai voltar a ser palco de uma grande manifestação artística de fé, através da encenação da Via-Sacra”.

Trata-se de uma iniciativa promovida em parceria pela Paróquia e pelo Município de Pinhel, com a colaboração e participação de “um vasto número de voluntários” a título individual e institucional.

“’7 Quadros, 7 Vidas’ é o tema que este ano vai levar os participantes num percurso de reflexão que terá início junto à igreja de Santo António, terminando na zona envolvente ao castelo de Pinhel”, adianta a organização em comunicado enviado à agência Lusa.

A fonte lembra que nos últimos dois anos, devido à pandemia por covid-19, “não foi possível realizar” uma atividade “que já é um marco na vida dos pinhelenses e das centenas de pessoas que visitam Pinhel nesta ocasião”.

“Este ano, a organização conjunta da Paróquia e do Município, com algumas adaptações decorrentes das condições sanitárias, volta a realizar este evento e, com ele, pretende olhar para a vida de sete personagens da Via-Sacra e realizar com elas alguns quadros de meditação”, explica.

A organização pretende, ainda, “proporcionar um momento de reflexão sobre o que se tem vivido no mundo”, nos dois últimos anos, “com as consequências de uma pandemia e, agora, de uma guerra”.

“Sendo um momento privilegiado de oração e meditação, com base nalguns dos mistérios principais da Fé Cristã, a encenação da Paixão do Senhor envolve muitas pessoas da comunidade e este ano pretende envolver sete artistas que irão acompanhar cada um dos sete quadros que percorrerão algumas ruas da cidade, desde a igreja de Santo António até às torres do castelo”, remata.

O presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, disse à Lusa que a encenação da “Via-Sacra: 7 Quadros, 7 Vidas” é realizada num formato “diferente daquele que tem sido habitual”, mas significa o regresso de uma atividade que, por tradição, “atraía milhares de pessoas”.

“O que está aqui em causa é que estamos a regressar, aos poucos, àquilo que é a normalidade no que diz respeito aos eventos. A Via-Sacra é mais uma iniciativa, em parceria com a Paróquia de Pinhel, em que mudamos o formato, também para despertar a curiosidade às pessoas e, naturalmente, fazer com que continuem a vir milhares de pessoas a Pinhel”, afirmou.

Rui Ventura acrescentou que as iniciativas promovidas pela autarquia que lidera são sempre organizadas para a comunidade local e também para atrair visitantes de outros pontos da região.

Por tradição, a encenação da Via-Sacra de Pinhel costuma envolver cerca de 70 figurantes e, este ano, pelas contas do autarca, abrangerá cerca de meia centena.

Últimas Notícias
Cônsul em Estugarda foi ao Café Portugal de Heilbronn
9/05/2023
Nathalie de Oliveira na abertura da semana portuguesa de Dijon
9/05/2023
Cafôfo nas comemorações dos 70 anos de emigração para o Canadá
9/05/2023
Português raptado em Pretória viveu 21 dias de cativeiro
9/05/2023
Cafôfo comemorou Dia da Língua no sul de França e encontrou-se com empresários
9/05/2023
Câmara Belgo-Portuguesa também celebrou Dia da Língua Portuguesa
9/05/2023
Na Suíça também se comemorou o Dia Mundial da Língua Portuguesa
9/05/2023
África do Sul: portuguesa detida por suspeita de fraude milionária
9/05/2023