Marcelo: às armas, às armas pela participação eleitoral no Luxemburgo

Portugueses na Europa Luxemburgo Ver mais

O Presidente da República e o primeiro-ministro apelaram hoje à inscrição dos portugueses no Luxemburgo para as eleições locais e consideraram que “é imperdoável” que a maior comunidade estrangeira no país tenha uma percentagem reduzida de participação.

“Quer dizer, cantamos nós o hino nacional a dizer ‘às armas, às armas, lutar, contra os canhões e tal’, e pelas votações, pelas eleições, pela participação, não nos mobilizamos? É pegar numa oportunidade e deitá-la fora pela janela. É imperdoável”, considerou Marcelo Rebelo de Sousa, durante um encontro com elementos da comunidade portuguesa, no Luxemburgo.

Ladeado por António Costa e pelo primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, o Presidente da República acrescentou que “os ausentes nunca têm razão”.

“Eu quando perguntei como é que estamos de votação, disseram-me que estavam recenseados, até ao final de janeiro, 4.600 portugueses. Estamos a brincar, como é que é possível? Somos o dobro dos franceses”, completou o chefe de Estado português.

O Presidente da República acompanhou com um tom jocoso uma mensagem revestida de seriedade e que foi exacerbada pelo primeiro-ministro. António Costa advertiu que a participação nas eleições autárquicas do Luxemburgo “não diminuiu em nada a portugalidade”.

E recordou a altura em que foi autarca para explicar a importância do poder local: “Eu fui presidente de câmara em Lisboa, Xavier Bettel foi presidente de câmara, e é o vínculo mais próximo e a instância de poder mais próxima do cidadão. Aquela onde os cidadãos se dirigem mais diretamente quando têm um problema, ou porque a lâmpada não funciona e há um buraco na calçada… Bem, no Luxemburgo não há calçada, portanto não há buracos.”

As eleições autárquicas no Luxemburgo realizam-se no dia 11 de junho. Os eleitores têm até às 17:00 de 17 de abril para fazer a inscrição para conseguirem participar no sufrágio.

Artigo: bomdia.eu

Fotografia: Ricardo Silva / BomDia

Últimas Notícias
Conheça o programa dos 106 anos da Batalha de La Lys
3/04/2024
Conselheira das comunidades homenageada na Venezuela
3/04/2024
Associação que promove a língua portuguesa em Munique comemora 30 anos
3/04/2024
Santuário de Fátima na Venezuela e comunidade portuguesa recebem elogios
3/04/2024
Professor português em Manchester explica o “atraso português”
3/04/2024
Canadá: Semana de Portugal vai durar quase dois meses
3/04/2024
Venezuela: tradições portuguesas de Páscoa continuam vivas… mas caras
3/04/2024
Emigrante português lança livro sobre situação política e social em França
3/04/2024