Paulo Cafôfo: na Austrália respira-se Portugal

Portugueses Fora da europa Outros países Ver mais

“Aqui respira-se Portugal e a nossa forma de estar”, afirmou o Secretário de Estado das Comunidades Portugueses que se encontra na Austrália numa missão junto dos portugueses que residem naquele país.

Cafôfo considera que as associações de portugueses muito fazem em prol da comunidade e afirmou ser intenção do governo apoiar e incentivar as suas atividades.

Em Sidney e arredores, o governante esteve no Kemblawarra Portuguese Sports & Social Club, South Coast Portuguese Association e Sidney Portugal Community Club, visitando também o Portugal Madeira Club, acompanhado pelo presidente da Câmara de Machico, Ricardo Franco.

O clube de origem madeirense conta com uma equipa de futebol na segunda divisão da Austrália. “Cerca de metade da comunidade portuguesa na Austrália é natural da Madeira, muitos deles de Machico”, explica Paulo Cafôfo.

Além do mundo associativo, o Secretário de Estado visitou aulas de português na Austrália. A Coordenação do Ensino de Português, com sede em Sidney, “integra um Centro de Língua Portuguesa e abrange 700 alunos, 38 docentes e 23 escolas. Tem enormes desafios pela imensa área geográfica do país e a dispersão das comunidades portuguesas”, explicou.

Cafôfo avistou-se com vários jovens, tendo promovido “a candidatura dos alunos lusodescendentes ao ensino superior em Portugal, através do contigente de 7% que o governo reserva”.

Artigo: bomdia.eu

Fotografia: DR

Últimas Notícias
Cônsul em Estugarda foi ao Café Portugal de Heilbronn
9/05/2023
Nathalie de Oliveira na abertura da semana portuguesa de Dijon
9/05/2023
Cafôfo nas comemorações dos 70 anos de emigração para o Canadá
9/05/2023
Português raptado em Pretória viveu 21 dias de cativeiro
9/05/2023
Cafôfo comemorou Dia da Língua no sul de França e encontrou-se com empresários
9/05/2023
Câmara Belgo-Portuguesa também celebrou Dia da Língua Portuguesa
9/05/2023
Na Suíça também se comemorou o Dia Mundial da Língua Portuguesa
9/05/2023
África do Sul: portuguesa detida por suspeita de fraude milionária
9/05/2023