Portugueses caridosos no Reino Unido criam curso de carpintaria

Portugal e a Lusofonia Portugueses na Europa Exemplos portugueses pelo Mundo Reino Unido Ver mais

Uma organização de beneficência britânica criada por portugueses que, durante a pandemia, distribuiu toneladas de alimentos a pessoas vulneráveis vai agora dedicar-se à formação profissional em carpintaria.

Inspire Focus, sediada em Thetford, no este de Inglaterra, vai inaugurar na quinta-feira o projeto “Woodworks”, financiado parcialmente pela National Lottery, para formar jovens e requalificar adultos para uma atividade com bastante procura, disse à Lusa a diretora, Carla Barreto.

“Há uma falta imensa no mercado de trabalho de pessoas para trabalhar na construção civil, incluindo carpinteiros. Ao treinar essas pessoas nesta área, podemos dar-lhes mais oportunidades de serem empregadas, especialmente nesta zona, que é mais rural. Muitas empresas precisam de repor a mão-de-obra envelhecida e têm dificuldade em encontrar pessoas habilitadas”, explicou.

O projeto terá lugar num espaço da zona industrial da localidade, onde será dada formação básica sobre os tipos de madeira, regras de segurança, tratamento da madeira e o uso de ferramentas manuais e elétricas.

O objetivo é que estes “pequenos blocos de aprendizagem” informais sejam depois certificados através de parcerias e permitam aos participantes “ganhar habilidades e qualificações profissionais em carpintaria”.

Em paralelo, a Inspire Focus quer também promover sessões “terapêuticas” para idosos.

A organização vai reutilizar madeira descartada por empresas da região para fazer objetos, como tábuas de corte ou pequenas peças de mobiliário, que poderão ser vendidas para cobrir despesas.

Segundo Barreto, durante a pandemia de covid-19 a organização enfrentou o dilema de fechar ou adaptar-se, pelo que parou as atividades de formação em multimédia para se focar na distribuição de bem alimentares.

“Distribuímos mais de 110 toneladas de comida ao longo de dois anos em 450 moradas a pessoas vulneráveis ou famílias com crianças em risco de pobreza”, explicou.

Na vila, situada no distrito de Breckland, existe uma concentração de milhares de portugueses contratados inicialmente para a indústria alimentar da região, mas que entretanto se diversificou em termos profissionais.

Além de diretora da Inspire Focus, oficialmente criada em 2017, Carla Barreto é vereadora independente desde 2019 e a única autarca estrangeira eleita numa região conservadora que em 2016 votou maioritariamente pelo ‘Brexit’ (processo de saída do Reino Unido da União Europeia).

“O principio é o mesmo: ajudar a comunidade, de forma voluntária, para tentar melhorar a vida e área dos residentes”, resumiu.

Artigo original: bomdia.lu

   Fotografia: Bom Dia

Últimas Notícias
Fundação da Guarda abre concurso literário às comunidades
6/06/2024
Orquestra europeia atuou na Alemanha com nove portugueses
6/06/2024
Portugueses da Alemanha comemoraram 10 de Junho em Berlim e Düsseldorf
6/06/2024
Portugueses já festejaram o 10 de Junho em Bruxelas
6/06/2024
Europeias: só precisa do Cartão de Cidadão para votar cá fora
6/06/2024
Emigração de portugueses para Itália está a bater recordes
6/06/2024
Paulo Pisco assinala Dia das Comunidades em Paris e Marselha
6/06/2024
Médica portuguesa distinguida por progressos na luta contra o cancro
6/06/2024