string(3) "443"
Portugueses de França ao lado da nova primeira-ministra

Portugueses de França ao lado da nova primeira-ministra

Portugueses na Europa França Ver mais

Membros da comunidade portuguesa em França destacaram à agência Lusa a capacidade de trabalho da nova primeira-ministra, Elisabeth Borne, lembrando que a ex-ministra alcançou algumas reformas encaradas no país como “impossíveis”, reconhecendo, porém, que a tecnocrata também enfrenta agora sérios desafios.

Na segunda-feira, o Presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou Elisabeth Borne como primeira-ministra, em substituição de Jean Castex.

Aos 61 anos, Elisabeth Borne tornou-se na segunda mulher a ocupar o segundo lugar político mais importante de França e a primeira a assumir tal cargo nas últimas três décadas.

E assume funções com uma dupla urgência: formar uma equipa governativa e liderar a batalha das eleições legislativas francesas, que já acontecem no próximo mês de junho, ao mesmo tempo que tenta satisfazer as expectativas em várias matérias, nomeadamente sobre o seu poder de compra dos franceses e as questões climáticas.

“É uma pessoa que tem muita experiência, foi ministra durante cinco anos e com realizações muito importantes, é uma pessoa que trabalha muito e conseguiu levar a cabo reformas que diziam ser impossíveis em França. O que eu achei extraordinário com esta nomeação foi o seu discurso”, disse Rosa André, conselheira municipal em Saint-Germain-en-Laye, em declarações à agência Lusa.

Artigo: bomdia.lu

Fotografia: DR

Últimas Notícias
Conheça o programa dos 106 anos da Batalha de La Lys
3/04/2024
Conselheira das comunidades homenageada na Venezuela
3/04/2024
Associação que promove a língua portuguesa em Munique comemora 30 anos
3/04/2024
Santuário de Fátima na Venezuela e comunidade portuguesa recebem elogios
3/04/2024
Professor português em Manchester explica o “atraso português”
3/04/2024
Canadá: Semana de Portugal vai durar quase dois meses
3/04/2024
Venezuela: tradições portuguesas de Páscoa continuam vivas… mas caras
3/04/2024
Emigrante português lança livro sobre situação política e social em França
3/04/2024