PSD alimenta sonho de ver emigrantes regressarem a Portugal

Portugueses Fora da europa França Ver mais

O líder do PSD, Luís Montenegro, admitiu esta segunda-feira, em França, ter “o grande sonho” de ver regressar os portugueses que estão fora do país, mas sublinhou que também é preciso receber os imigrantes de forma digna.

“O meu grande sonho é que esta gente [comunidade portuguesa] regresse ao nosso país, [incluindo os] jovens qualificados” que saíram, nos últimos anos, de Portugal, afirmou Luís Montenegro em declarações aos jornalistas.

“Mas eu sei que isso não é suficiente. Portugal vai ser um país de acolhimento [de imigrantes] nas próximas décadas e temos de dar uma parte de nós para termos, em Portugal, novos portugueses, [que sejam acolhidos] como eles aqui foram acolhidos como novos franceses”, acrescentou.

Luís Montenegro está atualmente a realizar um périplo pela Europa, estando, desde domingo, na região de Paris, onde tem visitado a comunidade portuguesa, as instituições portuguesas em França e as estruturas do PSD no país, após já ter estado na Bélgica, no Luxemburgo e na Alemanha.

O líder do PSD visitou hoje de manhã o Monumento à Imigração Portuguesa, em Champigny-sur-Marne, perto de Paris, onde se situava um dos maiores bairros de lata de França e que acolheu muitos portugueses.

Segundo Montenegro, Portugal deve esforçar-se por acolher os imigrantes que chegam ao país para que estes não passem as mesmas dificuldades que muitos portugueses passaram quando chegaram a França nos anos 1960 e 1970, quando muitos tiveram, por exemplo, de viver em bairros de lata.

“Devo dizer que me causa uma dupla sensação [estar em Champigny-sur-Marne]. Em primeiro [lugar], de grande respeito, de enorme sensibilidade pelas dificuldades que esta gente passou e, ao mesmo tempo, de enorme inspiração”, referiu.

“Eu olho para isto e penso no desígnio que temos pela frente, de acolher imigrantes em Portugal, e nas condições que temos de lhes propiciar para que não passem por aquilo que a nossa diáspora passou há 50 anos”, afirmou o líder do PSD.

É do bom acolhimento dos imigrantes que virá o desenvolvimento de Portugal, a mão-de-obra que o país necessita e a retenção de “pessoas de qualidade”, tal como aconteceu com os portugueses em França, defendeu o social-democrata.

Luís Montenegro vai ser recebido hoje à tarde em Dourdain por um autarca de origem portuguesa, reunindo-se depois com vários autarcas lusodescendentes em França.

Na terça-feira, Luís Montenegro seguirá viagem para a Suíça.

Artigo: bomdia.eu

Fotografia: DR

Últimas Notícias
Fundação da Guarda abre concurso literário às comunidades
6/06/2024
Orquestra europeia atuou na Alemanha com nove portugueses
6/06/2024
Portugueses da Alemanha comemoraram 10 de Junho em Berlim e Düsseldorf
6/06/2024
Portugueses já festejaram o 10 de Junho em Bruxelas
6/06/2024
Europeias: só precisa do Cartão de Cidadão para votar cá fora
6/06/2024
Emigração de portugueses para Itália está a bater recordes
6/06/2024
Paulo Pisco assinala Dia das Comunidades em Paris e Marselha
6/06/2024
Médica portuguesa distinguida por progressos na luta contra o cancro
6/06/2024