Um ‘basta!’ ao ‘gordo’

Opinião

Eduardo Costa *

O estado cobrou mais 40 por cento de IVA em fevereiro, comparado com o ano passado. O aumento dos combustíveis, da energia em geral e de muitos bens de consumo está a gerar um aumento da receita de impostos que o estado não contava. Mais quarenta por cento só no IVA! 
O ‘gordo’ (estado), viciado em impostos, deve estar a esfregar as mãos de contentamento. Naturalmente com muita preocupação com as dificuldades das pessoas e das empresas… Mas, os cofres do estado ficam mais cheios. Chapa ganha, chapa gasta. Tão depressa entra, mais depressa se vai. Ou não fosse o ‘gordo’ viciado em impostos e dopado em despesa. 
O sacrificado combustível por exemplo. Cerca de 60 por cento do preço são impostos. Sessenta por cento!
Claro que, se o estado fosse correto, não se aproveitava do brutal aumento do preço dos combustíveis para arrecadar mais imposto. E, assim, o aumento era bastante mais reduzido. Mais suportável. 
Devemos pensar nos motivos que levam os governos a não mudar de atitude. Eles bem sabem que dão “umas a abater”, atiram as culpas para qualquer coisa, baralham e desbaralham e o cidadão fica a achar que melhor é impossível fazer! O cidadão nem se apercebe que o excesso de impostos e taxas é o responsável pelos preços tão elevados! 
Enquanto não tivermos uma capacidade esclarecida para não engolirmos “cantigas baratas” não vamos sair da cepa torta. Continuaremos a ser levados por falinhas mansas e nem reparamos como somos roubados pelo estado que nos devia ajudar a viver melhor. O ‘gordo’ só engorda mais por nossa própria culpa. Pela incapacidade que temos de dizer “basta”! 

* jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional 
 

Últimas Notícias
Fundação da Guarda abre concurso literário às comunidades
6/06/2024
Orquestra europeia atuou na Alemanha com nove portugueses
6/06/2024
Portugueses da Alemanha comemoraram 10 de Junho em Berlim e Düsseldorf
6/06/2024
Portugueses já festejaram o 10 de Junho em Bruxelas
6/06/2024
Europeias: só precisa do Cartão de Cidadão para votar cá fora
6/06/2024
Emigração de portugueses para Itália está a bater recordes
6/06/2024
Paulo Pisco assinala Dia das Comunidades em Paris e Marselha
6/06/2024
Médica portuguesa distinguida por progressos na luta contra o cancro
6/06/2024